Como lidar com a crise?
O ano de 2017 chegou! Ufa!
Mas, e agora?
O cenário político e financeiro está um caos. Muita coisa complexa acontecendo e deixando todo cidadão desanimado. Muito aumento de impostos e pessoas cada vez mais apertadas financeiramente. Não tem alívio. É IPTU, IPVA, matrículas, material escolar, gasolina, ônibus mais caros e prefeitos que já estão fugindo das primeiras promessas… e isso só está rolando antes da primeira quinzena, do primeiro mês do ano! E nós pequenos empreendedores, onde estamos? No meio do caminho.
De um lado somos consumidores e também pagadores de altos impostos e do outro somos prestadores de serviços. Sofremos com os aumentos, mas também temos que ponderar com o repasse. Afinal, todo mundo está apertado e, muitas vezes, melhor receber menos e ter um cliente do que não tê-lo. Mas existe saída para isso?
Sim. Isso chama criatividade e pensamento positivo. Nesses anos atuando como empreendedora, uma coisa que aprendi no mundo empresarial é ser criativo, sabendo planejar e executar com coragem. E coragem é ter fé no que você vende ou faz.
Um bom conselho, para quem ainda não pensou em 2017, é não desanimar e ficar dentro da sua caixinha. A cada ciclo é necessário refletir sobre o seu negócio e colocar no papel o que deu certo e errado. Não precisa fazer um reestruturação enorme. São nos detalhes que você pode fazer a diferença nesse ano, que cada centavo vale muita coisa.
Chega de desânimo! Está na hora de tirar as poeiras de 2016 e caminhar para 2017. Reduza sua margem, invista em divulgação, não tenha medo de fazer parcerias ou desfazê-las. Faça diferente, sem perder a sua essência. Seja criativo com a sua verba e pense que isso é só uma fase. Quem segura as pontas na crise, com certeza nadará de braçadas quando ela passar.
São nas crises que crescemos e aprendemos que o menos é mais. Um ótimo 2017 pra todos!